Dimensões (altura x largura x profundidade):
Pequena: 27 x 6 x 5 cm
Média: 33 x 6 x 6 cm
Grande: 41 x 8 x 8 cm
Pesos: 75g / 190g / 370g
Origem: Etnia Karajá - Brasil
História: As bonecas Karajá retratam mitos, rituais e o cotidiano na aldeia, e desde 2012 o ofício e os Modos de Fazer as Bonecas Karajá é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil. Essas bonecas carregam o peso histórico da sociedade Karajá, e são confeccionadas com o intuito de contar o mito de origem desse povo. Quanto feitas de madeira, as bonecas apresentam nomenclaturas diferentes de acordo com o gênero do locutor. Quando as mulheres se referem a essas bonecas, utilizam o termo Kawa-Kawa; já os homens Karajá utilizam o termo Awa-Awa para se referir a elas. Já as bonecas de cerâmica são chamadas de Ritxoko.
A etnia Karajá ocupa uma vasta região ao longo dos rios Araguaia e Javaé e detém extensa áreas na região central do Brasil, ao sul do bioma amazônico. Atualmente existem 21 aldeias Karajá, com uma população estimada em 2,9 mil pessoas. As diferentes manifestações culturais desse povo constituem um importante suporte à memória e à identidade não só da nação indígena, como também referenciam o contato com os não-índios. O grafismo, o artesanato e a arte plumária Karajá são algumas referências culturais que transcendem o espaço das aldeias e apresentam-se como identificação do território e da cultura regional.
Observação: Por serem produzidas artesanalmente, cada peça é única, não existindo duas exatamente iguais. Podem haver pequenas variações nas dimensões (para mais ou para menos), cores e tonalidades entre as peças e entre o percebido nas telas de celulares ou computadores e nas peças reais. Se tiver dúvida em algum detalhe, nos envie mensagem que teremos prazer em dirimi-las.