Dimensões (altura x largura x profundidade): 21 x 13 x 15 cm
Peso: 1,3 kg
Origem: Estado de Pernambuco (Nordeste do Brasil)
História: As famosas cabeças de cerâmica da mestra Cida Lima são frutos de uma história de muita dedicação e sacrifício. Com apenas oito anos de idade, Maria Aparecida de Cida Lima, de 49 anos, começou a moldar o barro para ajudar a família no sustento da casa. Nascida e criada no município de Belo Jardim, no interior do Estado de Pernambuco, terra berço de uma verdadeira riqueza artesanal, ela sempre conviveu com a pobreza da família, e não mediu esforços para ver o bem dos seus filhos.
Em 2005, Cida teve uma reviravolta em sua trajetória, quando conheceu a artista plástica Ana Veloso, que na época coordenava um projeto de apoio aos artesãos, cujo objetivo era revitalizar a produção artesanal e estimular a potencialidade dos artesãos do local. “Ela falou que era pra gente mudar o trabalho e fazer as peças como artesanato, e não mais como peças utilitárias, como panelas e copos, que era a base do nosso trabalho. Com a mudança do trabalho eu vi que nossa vida ia melhorar”.
Após as dicas de Ana Veloso, Cida Lima começou a produzir as suas famosas cabeças de barro, que tem uma estética diferenciada e um acabamento impecável, que encantam arquitetos e decoradores, que passaram a utilizá-las em seus projetos, decorando estantes e salas em vários países.
Com o sucesso das cabeças, Cida Lima não parou mais, e foi consagrada como mestra artesã: “Eu sou uma pessoa realizada. Eu nunca pensei que por causa desse trabalho meu eu fosse chegar até onde cheguei”.
Observação: Por serem produzidas artesanalmente, cada peça é única, não existindo duas exatamente iguais. Podem haver pequenas variações nas dimensões (para mais ou para menos), cores e tonalidades entre as peças e entre o percebido nas telas de celulares ou computadores e nas peças reais. Se tiver dúvida em algum detalhe, nos envie mensagem que teremos prazer em dirimi-las.