AUTOR: Equipe BEI
IDIOMA: Português | Inglês | Francês
NÚMERO DE PÁGINAS: 432
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022 / 2023
FORMATO: 19 x 24 cm
ISBN: 978-65-86205-30-5
PESO: 1,8 kg
IMAGENS: Rafael Costa
ACABAMENTO: Capa dura, revestida com o papel masterblank
TEXTOS: Adonias Guiome Ioiô, Ariabo Kezo, Ismael Pedrosa Moreira, Mariana Brazão, Renato Soares e Ricardo Cardim
A nova edição de Bancos indígenas do Brasil traz uma preciosa documentação fotográfica do acervo da Coleção BEI de Bancos Indígenas, juntamente com textos que abordam o tema sob vários aspectos – culturais, práticos e estéticos. O livro contém ainda um mapa que localiza as etnias presentes na coleção e um belíssimo ensaio fotográfico de Rafael Costa realizado no Xingu.
Nascida há vinte anos, a Coleção hoje tem mais de 900 peças, provenientes de 45 etnias. Exposta em museus e espaços de arte no Brasil e no exterior, ela tem colaborado para o reconhecimento do papel central da arte indígena no panorama da arte brasileira, consolidando-se como um espaço de diálogo e troca com os povos originários.
A obra traz textos do educador e escritor Ariabo Kezo, da etnia Balatiponé, do professor Adonias Guiome Ioiô, de origem Palikur, e do ativista e escritor de origem Tariana Ismael Pedrosa Moreira, além uma narrativa contada por Yumuin Mehinaku sobe a origem mítica dos bancos destinados aos caciques. Completam o volume as contribuições da curadora Mariana Brazão, do botânico Ricardo Cardim e do fotógrafo Renato Soares.
O livro explica como as narrativas de cada povo se traduzem em grafismos que representam animais e formas geométricas e mantém sempre em primeiro plano a autoria das peças, mostrando que cada artista imprime sua linguagem sobre as técnicas coletivas. A edição é trilíngue (português, inglês e francês).