Dimensões (altura x largura x profundidade): 23 x 16 x 16 cm
Peso: 0,73 kg
Origem: Brasil (Estado da Bahia)
Iansã é uma divindade das religiões afro-brasileiras e da mitologia iorubá associada aos ventos e às águas. Também conhecida como Oiá ou Oyá, é uma das principais orixás femininas. É amplamente adorada e celebrada em diversas tradições religiosas do Brasil, África Ocidental e da América Central. Sua importância transcende as fronteiras da religião, estendendo-se à cultura e à identidade afro-brasileira.
Originária do povo que ocupava o território sub saariano hoje correspondente à Nigéria, Togo e Serra Leoa, a deusa faz parte do panteão iorubá, uma rica tradição religiosa que engloba diversas divindades associadas a aspectos da natureza e da vida humana. Segundo essa mitologia, Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá, e possui como irmãos Oxum, Obá e Oxóssi.
Deusa obstinada e corajosa, possui dois maridos: Ogum, o caçador, e Xangô, o senhor do fogo. Com seus dois esposos aproximou-se das batalhas, tornando-se uma iabá (orixá feminino) associada à guerra.
Cores: Marrom, Vermelho e Rosa
Dia da semana: quarta-feira
Saudação: Epahei!
Observação: Por serem produzidas artesanalmente, cada peça é única, não existindo duas exatamente iguais. Podem haver pequenas variações nas dimensões (para mais ou para menos), cores e tonalidades entre as peças e entre o percebido nas telas de celulares ou computadores e nas peças reais. Se tiver dúvida em algum detalhe, nos envie uma mensagem, que teremos prazer em dirimi-las.